Este website utiliza cookies que facilitam a navegação, o registo e a recolha de dados estatísticos. A informação armazenada nos cookies é utilizada exclusivamente pelo nosso website. Ao navegar com os cookies ativos consente a sua utilização.

Programa de Valorização da Fileira do Queijo da Região Centro


Designação do projeto Programa de Valorização da Fileira do Queijo da Região Centro
Código do projeto: CENTRO 04-3928-FEDER-000014
Objetivo principal:  Sustentar e alavancar a tendência crescente no mercado pela procura de produtos agroalimentares de qualidade diferenciada, dotando a fileira do queijo das competências e meios necessários ao aumento da produção certificada (DOP).
Região de intervenção: Centro
Entidade benificiária: InovCluster, EstrelaCoop, COAPE, APQCB, APRORABAÇAL, CIMBSE, CIMBB, CIRC, CIVDL, IPCB, IPV, CBPBI, CATAA.
Data de início: 01/10/2018
Data de conclusão: 30/09/2020              
Custo total elegível: 1 991 809,10 €       
Apoio financeiro da União Europeia: 1 693 037,74 €

O Programa de Valorização da Fileira do Queijo da Região Centro tem como objetivo geral sustentar e alavancar a tendência crescente no mercado pela procura de produtos agroalimentares de qualidade diferenciada, dotando a fileira do queijo das competências e meios necessários ao aumento da produção certificada (DOP).

Objetivos estratégicos:

  1. Implementar uma estratégia de rejuvenescimento, valorização e competitividade da fileira;
  2. Promover a inovação e o conhecimento dentro da fileira dos Queijos DOP da Região Centro;
  3. Melhorar a qualidade e segurança alimentar dos Queijos DOP da Região Centro;
  4. Melhorar a capacidade de resposta das entidades gestoras das DOP e IGP;
  5. Desburocratizar e simplificar o processo de certificação, promovendo a partilha de informação e serviços entre as entidades gestoras e entidades certificadoras;
  6. Sensibilizar os produtores para a importância do processo de certificação;
  7. Implementar uma Estratégia de Promoção e Marketing dos Queijos DOP Região Centro;
  8. Tornar a opção pela compra do Queijo DOP mais apelativa / atrativa;
  9. Criar uma Rota Turística e Gastronómica: Queijos da Região Centro.