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Designação do projeto | BeeLand – Apicultura e Polinização: Impacto na Biodiversidade e Sustentabilidade dos Territórios
Código do projeto | PRR-C05-i03-I-000081
Entidade beneficiária | CATAA - Associação Centro de Apoio Tecnológico Agroalimentar de Castelo Branco
Data de aprovação | 09/11/2022
Data de início | 01/09/2022
Data de conclusão | 30/09/2025
Custo total elegível | 912 104,00€
O projeto BEELAND tem como principal objetivo caracterizar, avaliar e objetivar o valor do serviço ecossistémico proporcionado pelas abelhas e pela apicultura, valorizando o seu contributo para a sustentabilidade e resiliência dos territórios. Atualmente, constata-se uma mudança na identidade dos territórios, ao nível ambiental, económico e social, ameaça a genuinidade dos produtos apícolas, de que o Mel DOP Português é um ex-libris. Esta iniciativa pretende desenvolver um conjunto de outputs capazes de robustecer a atividade apícola e os serviços associados. A primeira atividade do projeto consiste em caracterizar o impacto socioeconómico da polinização por abelhas nos territórios das 9 DOP de Mel Português. A segunda atividade consistirá na identificação e caracterização da pastagem melífera das áreas das 9 DOP de Mel Português. A terceira atividade pretende analisar os méis DOP por espectroscopia vibracional e estudar a possibilidade de criar metodologias que possam ser usadas para discriminar os méis DOP e, eventualmente, distinguir entre méis DOP e não DOP. Pretende-se também identificar os parâmetros analíticos e correspondentes limites que poderão funcionar como fingerprint de cada DOP. A sustentabilidade dos territórios está intimamente ligada com a atividade económica aí gerada, pelo que a iniciativa inclui uma atividade que pretende definir uma estratégia de comunicação e comercialização para os méis DOP de Portugal, numa perspetiva de alargar o leque de locais onde poderá ser oferecido este produto, ao mesmo tempo que se procura a sua integração em cadeias curtas de comercialização. Os outputs previstos para além da estratégia de comunicação para os méis DOP de Portugal, consistem em criar uma loja virtual do Mel Português e expositores “MEL PORTUGAL”. Por fim, inclui-se uma atividade de disseminação dos resultados pelos diferentes stakeholders, nomeadamente agricultores, agroindústria, associações setoriais, pelos técnicos superiores das entidades com poder executivo e legislativo, pela comunidade científica.