
CONCLUIDO
Código do projeto: CENTRO-04-3928-FEDER-000009
Região de intervenção: Portugal Continental
Entidades beneficiárias: CATAA – Associação Centro de Apoio Tecnológico Agro-Alimentar de Castelo Branco em parceria com a CIMBB – Comunidade Intermunicipal Beira Baixa
Data de início: 01/01/2017
Data de conclusão: 31/12/2018
Investimento CATAA: 46 478,42€
Investimento Total: 46 478,42€
Apoio financeiro da União Europeia: 39 506,66€

O projeto Redes Locais de Inovação prevê a criação de Redes locais de inovação no setor agroalimentar, designadamente nas fileiras representativas das empresas com produtos “Beira Baixa: Terras de Excelência” (cada uma das categorias de produtos “Beira Baixa: Terras de Excelência”: azeite e azeitonas, hortofrutícolas, mel e queijos. Estas redes deverão ser capazes de implementar processos estruturados que possibilitem o incremento das relações de cooperação entre as empresas da Beira Baixa, o CATAA e outros atores regionais de apoio à inovação, bem como capacitar e estimular as empresas para o processo de inovação.
Ações previstas no projeto:
Ação 1: Definir os objetivos gerais das redes de inovação a desenvolver, identificar os atores regionais de relevância, o seu modelo de funcionamento e definir uma equipa responsável pela dinamização das mesmas;
Ação 2: Promover a constituição de Grupos de Trabalho por categoria de produtos “Beira Baixa: Terras de Excelência;
Ação 3: Operacionalização das redes.
- Identificação das prioridades de investigação e inovação em cada uma das categorias representativas dos produtos “Beira Baixa: Terras de Excelência” envolvendo o alinhamento com a estratégia da RIS3 da Região Centro e criando 4 Grupos de trabalho /Redes de inovação;
- Realização de reuniões com cada Grupo de trabalho para identificação de oportunidades de inovação em cada um deles, identificar os parceiros relevantes para a concretização das oportunidades identificadas e das prioridades em cada sector, alinhadas com a RIS3 do Centro.
- Identificar calls específicas para desenvolvimento de projetos de demonstração e investigação aplicada em co-promoção de acordo com as oportunidades existentes no quadro comunitário e promover o seu desenvolvimento;
- Ações de identificação de oportunidades e tendências de mercado nacionais e internacionais para cada um dos Grupos de trabalho criados;
Ação 4 – Divulgação e disseminação de resultados
- Elaboração de um Manual/Brochura com a identificação das prioridades de investigação e inovação em cada uma das categorias representativas dos produtos “Beira Baixa: Terras de Excelência” a distribuir pelos principais empresários e atores do setor agroindustrial;
- Manual com o tema “Oportunidades e tendências de mercados nacionais e internacionais”.