CONCLUIDO

Designação do projeto: Programa de Valorização da Fileira do Queijo da Região Centro 

Código do projeto: CENTRO-04-3928-FEDER-000014 

Região de intervenção: Centro 

Entidades beneficiárias: INOVCLUSTER – Associação do Cluster Agro-Industrial do Centro, ANCOSE – Associação Nacional de Criadores De Ovinos da Serra Da Estrela, APRORABAÇAL – Associação de Produtores Rabaçal, Associação CBPBI – Centro de Biotecnologia de Plantas da Beira Interior, Associação de Produtores de Queijo do Distrito de Castelo Branco, CATAA – Associação Centro de Apoio Tecnológico Agro-Alimentar de Castelo Branco, COAPE – Cooperativa Agro-Pecuária dos Agricultores de Mangualde, CRL, Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa (CIMBB), Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra, Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela. 

Data de início: 01/01/2019 

Data de conclusão: 31/12/2022 

Investimento CATAA: 331 136,44€ 

Investimento Total: 2 285 705,42 € 

Apoio financeiro da União Europeia: 1 942 849,61 € 

Website: www.queijoscentrodeportugal.pt  

  

 
PROGRAMA DE VALORIZAÇÃO DA FILEIRA DO QUEIJO DOP NA REGIÃO CENTRO

O projeto “Programa de valorização da fileira do queijo DOP na Região Centro” tem por objetivo apoiar os agentes da fileira na resolução dos principais estrangulamentos da cadeia de valor dos Queijos tradicionais da região desde o produtor de leite até ao consumidor de modo a fortalecer e valorizar a fileira. 

Objetivos Estratégicos:

  1. Implementar uma estratégia de rejuvenescimento, valorização e competitividade da fileira;
  2. Promover a inovação e o conhecimento dentro da fileira dos Queijos DOP da Região Centro;
  3. Melhorar a qualidade e segurança alimentar dos Queijos DOP da Região Centro;
  4. Melhorar a capacidade de resposta das entidades gestoras das DOP e IGP;
  5. Desburocratizar e simplificar o processo de certificação, promovendo a partilha de informação e serviços entre as entidades gestoras e entidades certificadoras;
  6. Sensibilizar os produtores para a importância do processo de certificação;
  7. Implementar uma Estratégia de Promoção e Marketing dos Queijos DOP Região Centro;
  8. Tornar a opção pela compra do Queijo DOP mais apelativa / atrativa;
  9. Criar uma Rota Turística e Gastronómica: Queijos da Região Centro.