Laboratório de Análise Sensorial

Laboratório de Análise Sensorial tem como objetivo oferecer soluções individualizadas que respondem às necessidades específicas do cliente. Para tal, convergem:

  • as competências dos técnicos alinhadas com ISO 13300-1 Sensory analysis – General guidance for the staff of a sensory evaluation laboratory – Part 1: Staff responsibilities ISO 13300-2 Sensory analysis – General guidance for the staff of a sensory evaluation laboratory – Part 2: Recruitment and training of panel leaders;
  • a realização de ensaios pautada por ISO 6658 Sensory analysis – Methodology – General guidance, no que concerne à tipologia de teste, material, métodos e condições;
  • a conceção das instalações em conformidade com ISO 8589 Sensory analysis – General guidance for the design of test rooms, que incluem a área de preparação de amostras, sala de prova com dez cabines individuais e sala para provas de grupo.

Esta unidade laboratorial do CATAA conta com a colaboração de painéis de consumidores (provadores não treinados e previamente selecionados) e de painel de provadores de queijo da Beira Baixa DOP (provadores treinados). Paralelamente, são desenvolvidas atividades no âmbito da inovação, estudos de vida útil e concursos.

O CATAA aposta ainda na implementação de análise neurosensorial como ferramenta para compreender melhor as atitudes, preferências e escolhas dos consumidores, e consequentemente, desenvolver novos e melhores produtos.

Quer entrar em contacto com o nosso laboratório?

Address

Zona Industrial De Castelo Branco, Rua A, Castelo Branco.

Telefone

(+351) 272 001 161)(chamada para a rede fixa nacional)